KMV

Atenção para a segurança de seus dados e app KMV

Assim como acontece com seu veículo e no trânsito, é preciso ficar alerta sobre os cuidados preventivos de suas informações no ambiente digital.

Pensando nessa proteção, o KMV está focado nas melhores soluções e tecnologia para garantir a segurança de seus dados.

E, como fraude é assunto sério, também precisamos da sua colaboração para proteger sua conta. Conecte-se, interaja e viva com segurança em todo caminho.

O que o KMV não faz?


Não solicitamos a transferência quaisquer valores para validação ou ativação do app KMV.
Também não entramos em contato por SMS, e-mail, redes sociais, WhatsApp e/ou ligação telefônica pedindo:
  • Senha de acesso ao app KMV.
  • Dados de cartão de crédito ou débito (número completo, senha, código de segurança).
  • Códigos (token) enviados por SMS ou e-mail para confirmar uma transação aprovada ou não autorizada, seja de um abastecimento ou de compras realizadas via app.
  • Confirmações de dados (como número de celular, por exemplo).

Cuidados que você precisa ter

Proteja sua senha:

  • Sua senha é pessoal e intransferível, não compartilhe com ninguém.
  • Não anote sua senha no bloco de notas no celular.
  • Altere sua senha periodicamente (evite senhas com números sequenciais, datas de nascimento, número do CPF e número do seu celular).

     

Atenção!

  • Cuidado com mensagens com tom de urgência, aplicações financeiras ou promoções que aparentem ser extraordinárias: podem se tratar de um golpe.
  • Nunca clique em links estranhos, não abra anexos suspeitos e não baixe aplicativos desconhecidos: pode ser alguém usando um arquivo malicioso para roubar seus dados.
  • Proteja sua conta de WhatsApp por meio da verificação em duas etapas.
  • Suspeitou de algo? Não forneça informações e interrompa a conversa imediatamente. Mas, se chegou a fornecer seus dados, altere sua senha de acesso à conta KMV o quanto antes clicando em Esqueci minha senha na tela de login do aplicativo.

Informe-se para se manter em segurança e confira os golpes mais comuns

Golpe da transação falsa e falsa central de atendimento

O golpista entra em contato, geralmente por telefone ou e-mail, fingindo ser do KMV. Ele inventa que há problemas com sua conta, como uma transação suspeita, uma cobrança indevida ou a necessidade de atualização de dados cadastrais.
É comum pedir informações pessoais e confidenciais, como número de documentos, senhas, códigos enviados por SMS ou até mesmo número de cartões bancários. Com essas informações em mãos, o golpista poderá acessar sua conta KMV e realizar transações fraudulentas, como abastecimentos ou transferência de valores para outras contas.
Para evitar cair nesse golpe, lembre-se que o KMV nunca entra em contato solicitando dados pessoais ou confidenciais por telefone, e-mail ou mensagens de texto. Se receber uma ligação ou mensagem suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais de atendimento para validar a informação.
E o mais importante, nunca compartilhe informações confidenciais com desconhecidos.

Golpe do Pix

O golpista entra em contato, seja por ligação, e-mail ou redes sociais, fingindo ser uma pessoa confiável ou representante de uma empresa de boa reputação.
No contato, tentam te convencer a fazer uma transferência via Pix, oferecendo um produto/serviço por um preço muito atrativo ou utilizando um argumento convincente como, por exemplo, uma oportunidade “imperdível” de investimento.
Será solicitada pelo golpista, então, a realização de uma transferência via Pix (valor total ou um percentual do valor como forma de garantia da oferta) para uma conta bancária específica, geralmente com uma forte justificativa para a urgência ou necessidade do pagamento.
Atenção neste momento: na maioria das vezes, os dados da conta recebedora não pertencem ao solicitante. E, após receber o pagamento via Pix, o golpista desaparece e não entrega o produto ou serviço prometido.
Para evitar esse tipo de golpe, é importante desconfiar de ofertas muito vantajosas ou de solicitações de pagamentos urgentes. Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o Pix, não faça transferências mesmo para pessoas conhecidas sem antes confirmar a veracidade das informações por telefone ou pessoalmente.

Golpe do WhatsApp

O golpe do WhatsApp, geralmente, envolve alguém se passando por uma pessoa conhecida e pedindo dinheiro emprestado ou informações confidenciais. Eles podem usar um número falso ou clonar um número já existente. É importante sempre verificar a identidade da pessoa antes de responder a essas mensagens e nunca compartilhar informações pessoais ou financeiras sem ter certeza de quem está do outro lado.
Dica: se desconfiar, faça uma pergunta pessoal, por exemplo “Qual é o nome da sua avó materna ou paterna?” ou “Falou com seu irmão” (invente um nome qualquer) hoje?”. Questione algo que você tem certeza de que a pessoa sabe a resposta e que não sejam dados como data de nascimento e nome da mãe ou faça uma chamada de vídeo com essa pessoa.

Golpe com cartão de crédito

No golpe com cartão de crédito, os golpistas geralmente obtêm informações do cartão de várias maneiras, como clonagem, phishing ou roubo físico do cartão. Eles usam essas informações para fazer compras não autorizadas ou para realizar transações fraudulentas.
É importante proteger os detalhes do seu cartão de crédito, monitorar regularmente suas transações e relatar qualquer atividade suspeita ao banco emissor do cartão imediatamente.

Golpe do empréstimo

No golpe do empréstimo, os golpistas oferecem empréstimos com condições muito atrativas, mas exigem taxas antecipadas antes de liberar o dinheiro. Depois de receber as taxas, desaparecem sem fornecer o empréstimo prometido.
É importante desconfiar de ofertas de empréstimo que pedem pagamento antecipado e sempre verificar a legitimidade da empresa ou pessoa antes de fornecer qualquer informação pessoal ou financeira.

Golpe do presente

No golpe do presente, é comum o golpista entrar em contato por e-mail ou redes sociais e oferecer um presente ou prêmio supostamente gratuito.
Também solicita dados pessoais ou financeiros da vítima, como número da conta bancária, ou exige o pagamento de taxas, para recebimento do presente. Após obter essas informações, o criminoso pode roubar quantias em dinheiro ou cometer fraudes.
Desconfie sempre de presentes ou prêmios que, em troca, exijam informações pessoais ou financeiras.

Golpe da mão fantasma

O usuário recebe uma mensagem por SMS, e-mail ou WhatsApp de alguém se passando por funcionário do KMV, informando que é necessário atualizar o aplicativo ou que houve uma transferência suspeita. O golpista, então, envia um link para que seja clicado pela vítima para a instalação de um vírus no dispositivo. Com o vírus instalado, hackers passam a controlar o celular, tablet ou computador, acessando contas bancárias, senhas e outras informações disponíveis.
Nesse tipo de situação, nenhuma informação deve ser compartilhada. É recomendado encerrar a ligação e bloquear o número que realizou o contato. Além disso, procure o KMV pelos canais oficiais para confirmar as informações.

Phishing

Os golpistas usam e-mails, mensagens de texto e sites falsos para enganar os usuários, fazendo com que compartilhem informações pessoais, incluindo detalhes da carteira digital. Para se proteger, verifique cuidadosamente os remetentes e URLs antes de fornecer qualquer informação.

Malware

Alguns criminosos podem usar softwares maliciosos para infectar o dispositivo do usuário e roubar informações da sua conta KMV, incluindo senhas e chaves privadas. Por isso, mantenha o software do dispositivo atualizado e busque opções de antivírus para evitar essas ameaças.

Ataques de força bruta

Esse é um método de ataque antigo, mas ainda popular entre os hackers. Consiste em tentar violar senhas ou chaves privadas, usando a abordagem de tentativa e erro para adivinhar o código. Para se prevenir, escolha senhas fortes e criptografadas, elabore frases-senhas, não reutilize ou mantenha a mesma senha para todos os seus aplicativos, dessa forma você evita que outras contas sejam comprometidas se uma de suas contas for invadida.

Dispositivos roubados

Se o seu celular, computador ou dispositivo móvel for perdido ou roubado, as informações da sua conta KMV também podem ser comprometidas. Nesse caso, mantenha o dispositivo protegido com senhas e biometria para evitar roubos físicos e realize seu cadastro no Celular Seguro (programa criado pelo governo federal contra roubos e furtos de aparelhos e que permite o bloqueio do smartphone em dez minutos). Entre em contato imediatamente pelos nossos canais oficiais para bloqueio da sua conta.
Aplicativo de segurança aberto na tela inicial
Aplicativo de segurança aberto na tela inicial

Saiba mais sobre o Celular Seguro - Baixe o app e proteja-se de golpes e fraudes

Lançado em 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do governo federal, o Celular Seguro é uma ferramenta projetada para agir rapidamente contra fraudes bancárias, oferecendo proteção eficaz em casos de perda, furto ou roubo de dispositivos móveis, garantindo a segurança de seus dados pessoais. Ao se cadastrar no aplicativo ou no site, caso você tenha seu celular perdido ou roubado, os bancos e sua operadora de telefonia são imediatamente notificados, o que resulta no bloqueio remoto do acesso às contas e ao sinal do aparelho comprometido em apenas dez minutos. Para baixar o app Celular Seguro, clique aqui ou busque na loja de aplicativos do seu dispositivo. Usá-lo é bem simples, basta fazer o login com sua conta Gov.br, cadastrar os detalhes do seu aparelho e, em situações de emergência, como perda, furto ou roubo, registrar uma ocorrência diretamente no site ou no aplicativo.

Precisa de ajuda? Fale com o KMV pelos canais oficiais

Estamos aqui para te abastecer com boas informações. Pergunte ao KMV através dos canais oficiais.

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